sábado, 20 de agosto de 2011

Como estudar?, Especial R.A.

Olá minhas lindas! Hoje vou fazer o post que é a "continuação" de ontem! Como estudar?...é o problema de muitas pessoas, antes, também era o meu! :D 
Quando chegares a casa, logo que possível pega no teu caderno de apontamentos (podes ver mais sobre isto aqui) e começa a passar as coisas para o teu caderno da disciplina (ou dossier), assim:



Assim, desta forma, terás tudo muito mais organizado no teu caderno e na tua cabeça. Uma das vantagens de ter o caderno assim é que depois quando chegar a altura da avaliação dos cadernos (se ainda tiveres) os professores têm de te dar boa nota!
Fazendo esta rotina já estás a estudar um pouquinho...
Quando tiveres uma tarde livre ou uma manhã aproveita para estudar. Primeiro decide três disciplinas diferentes (para não te confundires, por exemplo o espanhol e o português ou português e inglês) para estudar, tenta com que fique mais ou menos 20 a 30 min cada disciplina. Se estudares um bocadinho todos os dias ou quase todos ficas sem dúvidas e se durante o estudo as tiveres podes perguntar, por exemplo, aos teus pais ou, quando chegares à escola perguntares ao professor(a).

Nesse tempo tens de estar concentrada, retira todos os objectos que te possam distrair, desliga a televisão, o computador. O local mais indicado para estudar é no quarto numa secretária, mas se não a tiveres podes ir estudar para a sala.
Na porta do teu quarto (se os teus familiares que estiverem em casa te incomodarem, por exemplo estarem sempre a bater à porta) coloca um aviso a dizer "Estou a estudar, por favor ninguém me interrompa" ou uma coisa do género.

Os esquemas ajudam a organizar as tuas ideias, há vários tipos, vou mostrar alguns:


Estes são alguns esquemas que existem e para mim os mais fáceis. Vocês também podem "inventar" outros tipos de esquemas que vos ajudem mais...
Ah! E não te esqueças que durante o estudo tens que ir fazendo exercícios já realizados nas aulas, eu sei que é um bocado secante, mas tem de ser! :D
Nunca estudes só nas vésperas dos testes, pois isso vai gerar ainda mais tensão e nervosismo! Vai estudando ao longo do ano...e duas semanas antes do teste começa a estudar mais "arduamente" para essa disciplina.

Espero que não me tenha esquecido de nada :b

Beijinhos

3 comentários:

  1. Responde-me só a uma coisa agr estas em k ano

    eu agr vou para o 8º e gostava de saber com k notas é k terminaste o 7º ano por favor?

    ResponderEliminar
  2. olá Anónimo!! eu vi o teu comentário .. olha é assim eu ja vou para o 11º ano e aconselho-te a aplicares-te um pouco mais este ano.. independentemente das notas que tiveste.. o programa do 8º ano é muito extenso e eu digo por experiencia própria que me custou mais o 8º ano do que o 9º apesar dos exames!

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem (: Deixem sugestões, ideias, dúvidas, etc. Respondo sempre. Beijinhos ((: